Pular para o conteúdo principal

REFLEXÕES SOBRE A VIDA, SEU SENTIDO E SEU FIM


Tenho uma amiga, Raquel Lima Dornfeld, que fala do tema que vou tratar neste texto com uma boa dose de leveza. Ela, recentemente, me instigou a refletir sobre ele e sobre a necessidade de saber com o mesmo conviver. Vi que ela tinha razão, pois eu tenho medo do assunto, da dor que ele envolve, mas mesmo assim, deixei como uma tarefa para o futuro, pois  não estava nos meus planos escrever sobre ele agora, a morte.

Imagem relacionada

Entretanto, depois de uma viagem cansativa, na qual dirigi por mais de dezoito, num intervalo de trinta e três horas, para participar de um evento de formação contra a Reforma Trabalhista, cheguei hoje ao meu escritório para trabalhar e, via uma aplicativo de mensagem, recebo de alguém próximo tristes notícias envolvendo duas pessoas. Uma havia falecido nestes meu curto período de ausência de Uberaba e outra, uma prima deste meu interlocutor fora desenganada pelos médicos.

Comecei a pensar no assunto, coisa que, de verdade, não me apraz muito, pois falta-me a leveza de minha querida Dornfeld e, como resultado, escrevi as linhas abaixo, as quais e divido com todos que me acompanham neste espaço.

A verdade, caro leitor, é que nada no momento da morte de uma pessoa amada ou, apenas estimada, me consola. Verdade que bonitas e reconfortantes as teorias de vida após morte e/ou que falam em etapas ou planos, novas vidas, etc. Entretanto, não são nada mais do que isso mesmo: teorias que visam trazer de volta o conforto perdido em decorrência do fim da vida de alguém querido.

Sei que a essa altura, parte signficatica dos que estão lendo este texto não está (já que utilizei o termo conforto) confortável com minhas palavras. Deve ter até quem esteja pensando que “isso é coisa de quem não tem Deus no coração”. Respeito quem pensa assim. Sair da zona de conforto é algo complicado, mas saibam que mesmo não frequentando templos ou curvando-me para chefes religiosos, assimilei à minha vida grande parte dos ensinamentos do cristianismo, em especial aqueles que proclamam a solidariedade e o amor.

Voltando ao assunto a que me propus com este texto, tenho que o desespero e a tristeza que tomam conta de todos que continuamos vivendo quando da morte de quem amamos e/ou apenas estimamos, são as maiores mostras que, intimamente, ainda que de forma inconsciente, a única certeza que praticamente todos temos é a do fim e que o restante são ilusões às quais fomos condicionados no decorrer de todas as nossas primaveras e, o pior, que nosso inevitável e congelante inverno, que tirará a vida de nossa matéria, cedo (nunca tarde) chegará.

Então, a minha reflexão sobre a morte e para falar sobre a vida, com o que acredito que o importante é vivê-la plenamente. A meta de cada um de nós (e isso deveria ser ensinado no seio da famílias e até mesmo nas escolas) deveria ser fazer do tempo de carbonos conscientes na face da Terra (ser carbono é a única certeza que, de fato, temos nesta vida), um diferencial para a vida de todos.

Deveríamos procurar sempre sermos amáveis, amantes e amados. Deveríamos fazer de nossas vidas instrumentos a serviço da melhora das condições de vida de todos, enfrentando o sistema que oprime, explora e não permite nossa emancipação (liberdade) enquanto espécie e, por conseguinte, nossa plenitude.

Deveríamos, ainda, ao sofremos perdas abruptas, ou não, dos nossos amados e queridos, o mais importante é a conservamos a memória de quem foi, trazendo para as nossas vidas o melhor de seu exemplo.

Enfim, construir uma história com nossos atos e conduta de vida, creio ser a única forma de sermos verdadeiramente felizes e fazer que a nossa memória resista ao nosso tempo de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o significado das siglas usadas no INSS (B31, B32, B41, B42, B46, etc...)?

Todos os benefícios concedidos pelo INSS possuem um código numérico que identifica as suas características e facilita o entendimento entre os servidores para o desempenho de suas atribuições:   APS - Agência da Previdência Social B21 - Pensão por Morte B25 - Auxílio-Reclusão B31 - Auxílio-Doença B32 - Aposentadoria por Invalidez B36 - Benefício Decorrente de Acidente de Qualquer Natureza ou Causa B41 - Aposentadoria por Idade B42 - Aposentadoria por Tempo de Contribuição B43 - Aposentadoria de ex-Combatente B46 - Aposentadoria Especial B56 - Pensão Especial às Vítimas da Talidomida B57 - Aposentadoria por Tempo de Contribuição de Professor B80 - Salário-Maternidade B87 - Amparo Social à Pessoa Portadora de Deficiência B88 - Amparo Social ao Idoso B91 - Auxílio-Doença (acidente do trabalho) B92 - Aposentadoria por Invalidez (acidente do trabalho) B93 - Pensão por Morte (acidente do trabalho) B94 - Auxílio-Acidente. CADPF - Cadastro da Pessoa Físi

TRABALHADOR TEM DIREITO DE SENTAR DURANTE A JORNADA DE TRABALHO

Caixa de restaurante que trabalhava 12 horas em pé será indenizada   (14/11/2012) Todo empregador tem obrigação de zelar pela integridade física do empregado e oferecer um ambiente de trabalho em condições propícias, de modo a não gerar danos à saúde deste. O ordenamento jurídico traz vários dispositivos neste sentido. A própria Constituição Federal estabelece que o patrão tem o dever legal de oferecer um ambiente de trabalho em condições dignas de higiene, saúde, segurança e bem estar físico e mental. Mas ainda existem muitas empresas que, visando apenas ao lucro, exploram ao máximo o trabalho e desprezam a saúde do trabalhador. Recentemente a juíza Maristela Íris da Silva Malheiros, titular da 19ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, julgou a reclamação ajuizada por uma operadora de caixa que tinha de cumprir a extensa jornada diária de doze horas em pé. Isto porque o restaurante onde ela trabalhava não lhe fornecia cadeira.   Para a magistrada, a conduta caracteriza dan

"Somos como borboletas que voam por um dia e acham que é para sempre."

São apenas dois dias, no momento que escrevo esse texto, do perecimento do meu Pai. Antes de continuar, peço desculpas a quem possa ter se ofendido com a primeira mensagem que escrevi falando do ocaso da vida daquele que, junto com minha mãe, deu-me vida. Naquela mensagem, escrita quando a aceitação sequer era vislumbrada (começo a me aproximar desta fase), quando a dor fazia seus primeiros estragos, grosseiramente chamei de “frivolidades imaginárias” as tentativas das pessoas de me confortar com mensagens e condolências de cunho religioso. Não penso assim, foi um erro dizer o que eu disse. Não sou religioso, isso não é segredo para ninguém. Mas, respeito, sempre respeitei o sentimento religioso das pessoas, o qual permeou grande parte das mais de mil mensagens de pesares que recebi, tanto nas redes sociais como no velório. Independente da religião, salvo aquelas loucuras feitas por pessoas guiadas por líderes religiosos de índole duvidosas (como fazer arminha, defender o ódio ou, desv