Pular para o conteúdo principal

ADVOGADO REQUER PROVIDÊNCIAS DA OAB/UBERABA QUANTO A MÁ VONTADE DA PRIMEIRA E TERCEIRA VARAS EM CERTIFICAREM NÃO LOCALIZAÇÃO DE PROCESSO COM PRAZO EM ANDAMENTO:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA DÉCIMA QUARTA SUBSECÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO MINAS GERAIS

 

 

 

 

 

 

REF.: PEDIDO DE PROVIDÊNCIA

 

 

 

 

ADRIANO ESPINDOLA CAVALHEIRO, brasileiro, casado, advogado inscrito na OAB/MG 113.656, com endereço profissional na Rua Tristão de Castro, 127, Centro, Uberaba/MG, vem à presença de V. Exa., expor e requerer o que segue:

Não é de hoje, que os advogados militantes na Justiça do Trabalho de Uberaba, vêm encontrando dificuldades, no que diz respeito à expedição de certidões, em especial daquelas que deveriam ser expedidas confirmando a não localização de processos, cujo o prazo se encontra em curso.

Com exceção da Segunda Vara (e agora da Quarta Vara, para qual o procedimento é desnecessário), as demais Varas, peremptoriamente, criam embaraços para certificarem a não localização dos feitos.

Na data de ontem ocorreu comigo o seguinte fato: Um processo meu, em trâmite na Primeira Vara do Trabalho de Uberaba, do qual foi dado vista comum às partes, não foi localizado na secretaria, pois a parte contrária, apesar de ter feito, desde o dia anterior, carga de Xerox do mesmo, indevidamente, não o havia devolvido.

Situação corriqueira, talvez provocada pela correria do dia a dia de nossos escritórios, sendo que para evitar quaisquer prejuízos ao meu cliente, bastava a secretaria certificar a não localização do processo.

Assim, após ter negada a certidão pelo estagiário responsável pelo atendimento, pedi para falar com a Diretora Luciana Alves Bezerra Ramos. Dela ouvi, o que já havia presenciado ela falar para outros advogados: “Não dou certidão no balcão. Caso queira, peticione requerendo-a, recolha as custas e, após meu prazo de 48h, a expedirei pessoalmente”.

Tentei argumentar que precisava a referida certidão para resguardar o interesse do meu cliente e, ela - numa atitude que revelou nunca ter advogadu na vida e, por conseguinte, desconhecer os percalços que enfrentamos na nossa profissão - disse, mas sem documentar tal fato, que eu poderia ficar tranquilo, pois mesmo sem certidão ela iria reabrir meu prazo.

Essa senhora acha que é a própria reencarnação da Themis ou Justitia, uma deusa viva da Justiça, para nos satisfazer apenas suas palavras, diga-se de passagem, pronunciadas com certa prepotência e arrogância!

Ora, para preservar o interesse do seu cliente, para que exerça satisfatoriamente seu mister, o advogado não pode apenas confiar no que lhe é falado, por quem quer que seja, ainda que por uma diretora de uma secretaria do juízo. Necessitamos de documentos escritos, no caso de uma simples certidão, que poderia ser feita pelo servidor público responsável pelo atendimento do balcão, atestando a não localização do processo, o que, aliás, é feito na Segunda Vara do Trabalho de Uberaba.

Por fim, a referida senhora Luciana disse que só mudará seu procedimento, se receber determinação superior, leia-se do Juiz Titular da Vara ou de autoridade superior a este.

Diante do exposto, venho pugnar, formalmente, à esta 14ª Subseção da OAB de Uberaba, que requeira audiência com os juízes titulares da Primeira e Terceira Varas do Trabalho de Uberaba, para tratarmos do assunto aqui em discussão, qual seja, a necessidade de pronta certificação da não localização dos autos na secretaria, quando em curso prazo em favor do advogado.

Era o que havia para requerer.

Uberaba, 06 de setembro de 2013.

 

ADRIANO ESPINDOLA CAVALHEIRO

OAB/MG 79.231

Assinado eletronicamente. A Certificação Digital pertence a ADRIANO ESPINDOLA CAVALHEIRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o significado das siglas usadas no INSS (B31, B32, B41, B42, B46, etc...)?

Todos os benefícios concedidos pelo INSS possuem um código numérico que identifica as suas características e facilita o entendimento entre os servidores para o desempenho de suas atribuições:   APS - Agência da Previdência Social B21 - Pensão por Morte B25 - Auxílio-Reclusão B31 - Auxílio-Doença B32 - Aposentadoria por Invalidez B36 - Benefício Decorrente de Acidente de Qualquer Natureza ou Causa B41 - Aposentadoria por Idade B42 - Aposentadoria por Tempo de Contribuição B43 - Aposentadoria de ex-Combatente B46 - Aposentadoria Especial B56 - Pensão Especial às Vítimas da Talidomida B57 - Aposentadoria por Tempo de Contribuição de Professor B80 - Salário-Maternidade B87 - Amparo Social à Pessoa Portadora de Deficiência B88 - Amparo Social ao Idoso B91 - Auxílio-Doença (acidente do trabalho) B92 - Aposentadoria por Invalidez (acidente do trabalho) B93 - Pensão por Morte (acidente do trabalho) B94 - Auxílio-Acidente. CADPF - Cadastro da Pessoa Físi

TRABALHADOR TEM DIREITO DE SENTAR DURANTE A JORNADA DE TRABALHO

Caixa de restaurante que trabalhava 12 horas em pé será indenizada   (14/11/2012) Todo empregador tem obrigação de zelar pela integridade física do empregado e oferecer um ambiente de trabalho em condições propícias, de modo a não gerar danos à saúde deste. O ordenamento jurídico traz vários dispositivos neste sentido. A própria Constituição Federal estabelece que o patrão tem o dever legal de oferecer um ambiente de trabalho em condições dignas de higiene, saúde, segurança e bem estar físico e mental. Mas ainda existem muitas empresas que, visando apenas ao lucro, exploram ao máximo o trabalho e desprezam a saúde do trabalhador. Recentemente a juíza Maristela Íris da Silva Malheiros, titular da 19ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, julgou a reclamação ajuizada por uma operadora de caixa que tinha de cumprir a extensa jornada diária de doze horas em pé. Isto porque o restaurante onde ela trabalhava não lhe fornecia cadeira.   Para a magistrada, a conduta caracteriza dan

"Somos como borboletas que voam por um dia e acham que é para sempre."

São apenas dois dias, no momento que escrevo esse texto, do perecimento do meu Pai. Antes de continuar, peço desculpas a quem possa ter se ofendido com a primeira mensagem que escrevi falando do ocaso da vida daquele que, junto com minha mãe, deu-me vida. Naquela mensagem, escrita quando a aceitação sequer era vislumbrada (começo a me aproximar desta fase), quando a dor fazia seus primeiros estragos, grosseiramente chamei de “frivolidades imaginárias” as tentativas das pessoas de me confortar com mensagens e condolências de cunho religioso. Não penso assim, foi um erro dizer o que eu disse. Não sou religioso, isso não é segredo para ninguém. Mas, respeito, sempre respeitei o sentimento religioso das pessoas, o qual permeou grande parte das mais de mil mensagens de pesares que recebi, tanto nas redes sociais como no velório. Independente da religião, salvo aquelas loucuras feitas por pessoas guiadas por líderes religiosos de índole duvidosas (como fazer arminha, defender o ódio ou, desv