Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA CHAMADA MINIRREFORMA TRABALHISTA DE TEMER


Adriano Espíndola Cavalheiro e Zé Maria de Almeida



A MP que o governo apresenta sobre direitos trabalhistas (chamada por ele de minirreforma trabalhista) é um verdadeiro assalto aos direitos dos trabalhadores, inclusive, suprimindo normas legais, que visam proteger a saúde do trabalho, como o direito ao descanso, após o almoço (reduzindo de 60 minutos, para 30min, a duração do intervalo de alimentação e descanso). Além disso, permite a fracionamento das férias, imposição de banco de horas (fazer horas extras sem direito a recebê-las em dinheiro e sem o adicional de hora-extras). O projeto prevê contratação temporária e por tempo parcial, precarizando ainda mais as condições de trabalho e institui a prevalência do “negociado sobre o legislado”.

Esse negociado sobre legislado é um grade perigo, pois permite que vá para negociação coletiva, direitos que os trabalhadores, hoje, têm garantidos em lei. Abre-se a possibilidade se de se negociar tudo. Não se sustenta o argumento de que nada será feito sem a participação do sindicato, que tudo será fruto de negociação e aprovação pelos trabalhadores, pois como não há estabilidade no emprego em nosso país, a realidade da negociação coletiva nunca é uma negociação de iguais. Quantas vezes já vimos os trabalhadores votarem com as duas mãos a favor de eliminar algum direito seu, ou mesmo reduzir o seu salário, para tentar manter seu emprego? Qual dirigente sindical nunca passou por isso?

Esta medida vai levar aos extremos uma situação que já existe no Brasil, que é a chantagem que os patrões fazem contra os trabalhadores e trabalhadoras: “OU REDUZ ISSO, OU RETIRA AQUILO, OU....VAI TER DEMISSÃO”. Até agora os direitos garantidos em lei estavam protegidos destas chantagens, destes ataques. Essa proteção acaba com esta MP. 

Por isso, consideramos tratar-se de um crime bárbaro contra os trabalhadores, que o governo Temer faz para atender a grita do empresariado retrógrado e ganancioso como os Skafs da vida, a turminha da FIESP e assemelhados.

Outro argumento sem fundamento é essa conversa fiada que a medida é para permitir negociar condições melhores para os trabalhadores. Ora, para melhorar a condição que está garantida em lei não precisa MP nenhuma.

A lei não impede negociação que melhore as condições nela estabelecidas para o trabalhador. Impede condições piores. E isso é revogado com esta MP!

O que, de fato, está sendo construído com esta MP são as condições para impor uma ainda maior flexibilização dos salários, com negociações de parcelamento do PLR e do décimo terceiro; para acabar com a ultratividade dos acordos coletivos; além do que já dissemos antes, em relação às formas de contratação e aumento da jornada diária.

Se aceitarmos essas mudanças, até quando vamos conseguir impedir que os demais direitos que constam do artigo sétimo da constituição também sejam afetados?

Precisamos exigir das Centrais Sindicais a convocação de uma Greve Geral para enfrentar essa reforma trabalhista e a reforma da previdência, mas devemos mais, devemos formar comitês de luta contra a reforma da previdência e a reforma trabalhista em cada cidade, que unisse sindicatos, associações de bairro, entidades como a OAB e o IEPREV, pastorais sociais, enfim todos que tenham acordo que tais reformas são prejudiciais aos trabalhadores e povo pobre de nosso país.


Adriano e Zé Maria, são respectivamente, advogado trabalhista e metalúrgicos, presidentes do PSTU de Uberaba e do PSTU Nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o significado das siglas usadas no INSS (B31, B32, B41, B42, B46, etc...)?

Todos os benefícios concedidos pelo INSS possuem um código numérico que identifica as suas características e facilita o entendimento entre os servidores para o desempenho de suas atribuições:   APS - Agência da Previdência Social B21 - Pensão por Morte B25 - Auxílio-Reclusão B31 - Auxílio-Doença B32 - Aposentadoria por Invalidez B36 - Benefício Decorrente de Acidente de Qualquer Natureza ou Causa B41 - Aposentadoria por Idade B42 - Aposentadoria por Tempo de Contribuição B43 - Aposentadoria de ex-Combatente B46 - Aposentadoria Especial B56 - Pensão Especial às Vítimas da Talidomida B57 - Aposentadoria por Tempo de Contribuição de Professor B80 - Salário-Maternidade B87 - Amparo Social à Pessoa Portadora de Deficiência B88 - Amparo Social ao Idoso B91 - Auxílio-Doença (acidente do trabalho) B92 - Aposentadoria por Invalidez (acidente do trabalho) B93 - Pensão por Morte (acidente do trabalho) B94 - Auxílio-Acidente. CADPF - Cadastro da Pessoa Físi

TRABALHADOR TEM DIREITO DE SENTAR DURANTE A JORNADA DE TRABALHO

Caixa de restaurante que trabalhava 12 horas em pé será indenizada   (14/11/2012) Todo empregador tem obrigação de zelar pela integridade física do empregado e oferecer um ambiente de trabalho em condições propícias, de modo a não gerar danos à saúde deste. O ordenamento jurídico traz vários dispositivos neste sentido. A própria Constituição Federal estabelece que o patrão tem o dever legal de oferecer um ambiente de trabalho em condições dignas de higiene, saúde, segurança e bem estar físico e mental. Mas ainda existem muitas empresas que, visando apenas ao lucro, exploram ao máximo o trabalho e desprezam a saúde do trabalhador. Recentemente a juíza Maristela Íris da Silva Malheiros, titular da 19ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, julgou a reclamação ajuizada por uma operadora de caixa que tinha de cumprir a extensa jornada diária de doze horas em pé. Isto porque o restaurante onde ela trabalhava não lhe fornecia cadeira.   Para a magistrada, a conduta caracteriza dan

"Somos como borboletas que voam por um dia e acham que é para sempre."

São apenas dois dias, no momento que escrevo esse texto, do perecimento do meu Pai. Antes de continuar, peço desculpas a quem possa ter se ofendido com a primeira mensagem que escrevi falando do ocaso da vida daquele que, junto com minha mãe, deu-me vida. Naquela mensagem, escrita quando a aceitação sequer era vislumbrada (começo a me aproximar desta fase), quando a dor fazia seus primeiros estragos, grosseiramente chamei de “frivolidades imaginárias” as tentativas das pessoas de me confortar com mensagens e condolências de cunho religioso. Não penso assim, foi um erro dizer o que eu disse. Não sou religioso, isso não é segredo para ninguém. Mas, respeito, sempre respeitei o sentimento religioso das pessoas, o qual permeou grande parte das mais de mil mensagens de pesares que recebi, tanto nas redes sociais como no velório. Independente da religião, salvo aquelas loucuras feitas por pessoas guiadas por líderes religiosos de índole duvidosas (como fazer arminha, defender o ódio ou, desv