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Uma polêmica com os direitistas pró-monarquia

Me deparei com o texto abaixo,  na timeline de ums amiga  e aqui o  chamo de texto original.  Certamente escrito por algum direitista mornaquista, ele exalta as qualidades  do Brasil Império, em especial de nossos antigos imperadores, especificamente de D. Pedro II e da Princesa Isabel, insinuando que os Professores de História nos omitem a história real.

Vou aqui admitir a possibilidade de que todas as informações de tal texto são verdadeiras, vez que não as conferi.

Mesmo assim, e aqui é  a polêmica  que quero fazer,
questiono se essas qualidades (refiro-me as qualidades  pessoais atribuídas à D. Pedro II e à Princesa Izabel, pois as outras são afeitas às relações econômicas e essas padecem de mutabilidade) SERIAM TRANSFERIDAS AUTOMATICAMENTE PARA OS DESCENDENTES DE NOSSA ANTIGA FAMÍLIA REAL?  A RESPOSTA É NÃO.

Por isso,  prefiro a República,  nela escolho o chefe de estado e governo,  em nosso caso o presidente, o qual, agindo enquanto ser coletivo, posso demitidir quando eu quiser, ou seja, quando nós povo quisermos. Já na monarquia...

Concordo plenamente,  lado outro,  ainda que deu texto não fale nisso, que a República iniciou-se com um golpe de estado articulado por fazendeiros descontentes com a  Lei Áurea (ver nota abaixo) . Isso, entretanto, não diminui as vantagens da República  sobre a Monarquia e por isso me dei o trabalho de escrever  esse texto,  pois abomino a ideia de ser governado por um déspota,  por mais esclarecido que esse seja.

Nota: A Lei Áurea apenas trouxe a  libertação formal dos escravos. A libertação efetiva  nunca se deu. Na vida real a escravatura ampliou-se para todos os pobres, sem desprezar,  com essa afirmação, que são os negros os que mais sofrem com ela, o que ressalto pois, é a partir desta constatação que defendo a política de cotas, mas isso já é outro debate. Abaixo o texto que rebato aqui. 

TEXTO ORIGINAL QUE RESPONDO :
CERTAMENTE SEU PROFESSOR DE HISTÓRIA NÃO TE ENSINOU ISSO NA ESCOLA 🏴

 ✔Santos Dumont almoçava 3 vezes por semana na casa da Princesa Isabel em Paris.

✔A ideia do Cristo na montanha do Corcovado partiu da Princesa Isabel.

✔A família imperial não tinha escravos. Todos os negros eram alforriados e assalariados, em todos os imóveis da família. ✔D. Pedro II tentou ao parlamento a abolição da escravatura desde 1848. Uma luta contra os poderosos fazendeiros por 40 anos.

✔D. Pedro II falava 23 idiomas, sendo que 17 era fluente.

✔A primeira tradução do clássico árabe “Mil e uma noites” foi feita por D. Pedro II, do árabe arcaico para o português do Brasil.

✔D. Pedro II doava 50% de sua dotação anual para instituições de caridade e incentivos para educação com ênfase nas ciências e artes.

✔D. Pedro Augusto Saxe-Coburgo era fã assumido de Chiquinha Gonzaga.

✔ Princesa Isabel recebia com bastante frequência amigos negros em seu palácio em Laranjeiras para saraus e pequenas festas. Um verdadeiro escândalo para época.

✔ Na casa de veraneio em Petrópolis, Princesa Isabel ajudava a esconder escravos fugidos e arrecadava numerários para alforriá-los.

✔Os pequenos filhos da Princesa Isabel possuíam um jornalzinho que circulava em Petrópolis, um jornal totalmente abolicionista.

✔D. Pedro II recebeu 14 mil votos na Filadélfia para a eleição Presidencial, devido sua popularidade, na época os eleitores podiam votar em qualquer pessoa nas eleições.

✔Uma senhora milionária do sul, inconformada com a derrota na guerra civil americana, propôs a Pedro II anexar o sul dos Estados Unidos ao Brasil, ele respondeu literalmente com dois “Never!” bem enfáticos.

✔ Pedro II fez um empréstimo pessoal a um banco europeu para comprar a fazenda que abrange hoje o Parque Nacional da Tijuca. Em uma época que ninguém pensava em ecologia ou desmatamento, Pedro II mandou reflorestar toda a grande fazenda de café com mata atlântica.

• Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono, em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta. Em seu último ano de reinado, em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo a educação, a construção de faculdades e, principalmente, de inúmeras escolas que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.

   • A Imperatriz Teresa Cristina cozinhava as próprias refeições diárias da família imperial apenas com a ajuda de uma empregada (paga com o salário de Pedro II).

    • (1880) O Brasil era a 4º economia do Mundo e o 9º maior Império da história.

    • (1860-1889) A média do crescimento econômico foi de 8,81% ao ano.

    • (1880) Eram 14 impostos, atualmente são 98.

    • (1850-1889) A média da inflação foi de 1,08% ao ano.

     • (1880) A moeda brasileira tinha o mesmo valor do dólar e da libra esterlina.

    • (1880) O Brasil tinha a segunda maior e melhor marinha do Mundo, perdendo apenas para a da  Inglaterra.

     • (1860-1889) O Brasil foi o primeiro país da América Latina e o segundo no Mundo a ter ensino especial para deficientes auditivos e deficientes visuais.

     • (1880) O Brasil foi o maior construtor de estradas de ferro do Mundo, com mais de 26 mil km.

• A imprensa era livre tanto para pregar o ideal republicano quanto para falar mal do nosso Imperador.

-"Diplomatas europeus e outros observadores estranhavam a liberdade dos jornais brasileiros" conta o historiador José Murilo de Carvalho.

        _Mesmo diante desses ataques, D. Pedro II se colocava contra a censura.  "Imprensa se combate com imprensa", dizia.

• O Maestro e Compositor Carlos Gomes, de “O Guarani” foi sustentado por Pedro II até atingir grande sucesso mundial.

• Pedro II mandou acabar com a guarda chamada Dragões da Independência por achar desperdício de dinheiro público. Com a república a guarda voltou a existir.

• Em 1887, Pedro II recebeu os diplomas honorários de Botânica e Astronomia pela Universidade de Cambridge.

• A mídia ridicularizava a figura de Pedro II por usar roupas extremamente simples, e o descaso no cuidado e manutenção dos palácios da Quinta da Boa Vista e Petrópolis. Pedro II não admitia tirar dinheiro do governo para tais futilidades. Alvo de charges quase diárias nos jornais, mantinha a total liberdade de expressão e nenhuma censura.

• D. Pedro II andava pelas ruas de Paris em seu exílio sempre com um saco de veludo ao bolso com um pouco de areia da praia de Copacabana. Foi enterrado com ele.

Fonte: Biblioteca Nacional RJ, IMS RJ, Diário de Pedro II, Acervo Museu Imperial de Petrópolis RJ, IHGB, FGV, Museu Nacional RJ, Bibliografia de José Murilo de Carvalho.

#BrasilRealTv

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